Você já ouviu falar em endomarketing ou sabe qual é a importância dessa ação para sua empresa?
Existem vários públicos que ajudam a compor uma empresa, como é o caso do público externo, que é composto por clientes, fornecedores e outros parceiros e o mercado como um todo.
No entanto, para o seu pleno desenvolvimento, é importante que a empresa também dê uma atenção especial ao seu público interno, que é formado pelos seus colaboradores.
Afinal, são essas pessoas que representam a marca em diversos momentos, inclusive em processos de venda, bem como são responsáveis por diversas atividades cruciais para o crescimento da marca, sendo o ativo mais valioso de uma empresa.
Muitas empresas cometem um equívoco ao acharem que o colaborador não precisa de atenção e que seu foco deve ser direcionado somente ao cliente e em procedimentos de venda.
Mas, isso não é verdade, pois o um público interno satisfeito traz bons reflexos dentro do ambiente empresarial.
Como esse público merece uma atenção especial por parte da empresa, neste artigo, você compreenderá tudo sobre o endomarketing e como é possível aplicar essa ação em seu negócio, valorizando ainda mais seu público-interno e, consequentemente, todo seu negócio.
Não deixe de conferir mais informações a seguir e entender quais são os benefícios dessa prática.
O que é o endomarketing?
O primeiro passo da nossa discussão é compreender o conceito de endomarketing, que consiste em uma ação voltada para o colaborador, visando mantê-lo motivado e engajado com a marca.
Vale ressaltar que essa estratégia do marketing pode ser aplicada em um pequeno negócio ou em empresas terceirizadas para condomínios. Ou seja, dá para adaptar as estratégias a depender do tamanho da empresa e de seus objetivos, bem como de acordo com o perfil do corpo laboral.
Assim, o uso do endomarketing é uma ação de marketing voltada para a melhora da instituição e do clima organizacional, tendo como objetivo propor um bom relacionamento da empresa com o seu público interno, que é o colaborador.
Isso é importante porque contribui para a redução do turnover, que é conhecido como uma elevada rotatividade de funcionários, além de promover um melhor ambiente organizacional.
Além disso, o endomarketing trabalha para que o público interno desenvolva uma relação de amizade e respeito pela organização, otimizando a produtividade e criando um sentimento de pertencimento à organização.
Mas, afinal, por que isso é importante para sua empresa?
Existem vários benefícios em aplicar o endomarketing em sua empresa de contrato de prestação de serviços de consultoria empresarial, ou de qualquer outro segmento, como podemos listar a seguir:
- Faz com que os colaboradores fiquem mais motivados;
- Melhora a produtividade da empresa;
- Reduz o índice de turnover, ou seja, da rotatividade;
- Aumenta o compromisso e responsabilidade do colaborador;
- Melhora o clima organizacional;
- Traz mais qualidade ao ambiente de trabalho;
- Reduz custos para contratação.
Com um ambiente de trabalho mais equilibrado, os funcionários conseguem se dedicar às atividades com maior precisão e qualidade, o que agrega diversos benefícios para a empresa, bem como contribui para o pleno desenvolvimento do profissional.
Líder x chefe
Estamos apresentando neste artigo a importância da empresa pensar em seu colaborador, afinal, é um de seus principais ativos.
Muitas empresas se equivocam ao pensar que terão sucesso no mercado focando-se somente no cliente e nas vendas.
Um colaborador desmotivado não conquista o cliente, demonstra insatisfação e não consegue desempenhar suas atividades como deveria.
Por isso, é objetivo do endomarketing agregar valor ao funcionário, demonstrando sua importância para a organização, além de promover a melhora nos fluxos de comunicação.
Nesse processo, o papel do líder é fundamental, de modo que se mantenha próximo às equipes, sendo um porta-voz e uma ferramenta na comunicação empresarial e também contribuindo para rotinas mais saudáveis e fluxos mais otimizados.
Neste aspecto, é importante que sua empresa conheça a diferença entre ser um líder e um chefe.
A ideia de chefe é mais antiga e traz uma impressão de alguém que manda no local, que deve ser imponente e que os funcionários devem temer.
Não há um diálogo ascendente, ou seja, de baixo para cima. Não há compreensão do chefe em relação ao funcionário e isso pode impactar diretamente na satisfação dos colaboradores, comprometimento e entrega frente a empresa.
No caso de existir um líder, essa percepção é diferente!
O líder de uma empresa especializada em limpeza, por exemplo, busca compreender o funcionário, realiza reuniões com as equipes para entender as demandas, busca oferecer boas condições de trabalho, é mais flexível e consegue motivar a equipe em relação aos seus objetivos, motivando e relembrando o colaborador seus objetivos e os objetivos da marca, alinhando essas expectativas.
Ou seja, é uma pessoa que estimula as equipes e colaboradores a serem cada dia melhores, existindo uma relação de respeito, empatia e companheirismo, mesmo em situações em que é necessário mais firmeza.
Como você pode motivar seus funcionários?
Existem várias estratégias que podem ser aplicadas em sua empresa para motivar seus funcionários.
Isso é importante para que as ações de endomarketing comecem a fazer efeito dentro do seu ambiente organizacional e atuam de forma dinâmica e criativa, despertando o melhor nos funcionários.
A primeira motivação que vamos apontar neste artigo é a valorização salarial, já que o funcionário que ganha pouco, se sente desmotivado, tendo uma preocupação financeira, o que pode impactar em sua concentração de desempenho.
Contudo, essa valorização não parte somente do aspecto financeiro, já que uma empresa que se importa, investe também em ações de desenvolvimento pleno e outras formas de benefício/reconhecimento, como:
- Capacitação ou especialização do funcionário;
- Momentos de diálogo para dar voz ao colaborador;
- Distribuição de presentes ou brindes;
- Benefícios, como plano de saúde, vale-alimentação, participação no lucro;
- Promoção de um ambiente de trabalho organizado e um local de relaxamento.
Esse é um novo conceito de como enxergar seu funcionário, e é um comportamento que precisa ser adotado pelo seu negócio para obter melhores resultados.
Inclusive, empresas que possuem um bom ambiente de trabalho costumam ser disputadas no mercado, fazendo com que sua empresa tenha uma boa imagem institucional e facilitando os processos seletivos.
Explicando de forma detalhada alguns tópicos mencionados, o funcionário pode ser valorizado de diferentes formas, sendo que mantê-lo atualizado é uma das mais importantes para o profissional e para a empresa.
Para isso, é possível oferecer treinamentos, bem como realizar parcerias para ofertar bolsas de estudo para que esse profissional fique ainda mais capacitado para a realização de suas atividades e se sinta valorizado e progredindo junto com a marca.
A empresa pode pensar também em estratégias e reuniões para conversar com as equipes e entender quais são suas necessidades, o que pode melhorar, o que seus colaboradores estão precisando, quais são suas dúvidas, angústias e solicitações.
Isso é fundamental para mostrar que a gestão da sua empresa está aberta para receber sugestões, críticas, elogios e avaliar de forma empática as considerações realizadas pelos funcionários da sua empresa de impressão de adesivos personalizados, agregando melhorias e reconhecendo os profissionais.
Inclusive, ao falar sobre reconhecimento e “mimos”, sua empresa também pode realizar a entrega de kits e brindes, de modo a manter o engajamento e trazer a marca ainda mais para o dia a dia do colaborador.
Os brindes podem ser oferecidos em ocasiões especiais, ou mesmo como forma de premiação, como é feito dentro de uma administradora de condomínios preço, canecas, bonés, uniformes, bolsas, dentre outros, ao realizar uma premiação ou após uma reunião.
A empresa também pode pensar em outros benefícios que ajudam a compor o conjunto de recebimentos mensais do funcionário.
Esses benefícios variam desde vale-alimentação, refeição ou transporte e auxílio-creche. Além disso, o plano de saúde tende a ser um item bastante cobiçado pelos colaboradores, para poder ter serviços de saúde, como consultas, exames, cirurgias de correção de astigmatismo, dentre outras necessidades, sem preocupações extras, sentido-se bem cuidados pela empresa.
Dicas importantes: metas, prazos e crescimento empresarial
Para implementar as ações do endomarketing em sua empresa, é importante seguir algumas orientações e dicas que traremos neste artigo.
Por exemplo, é fundamental buscar uma integração com o setor de Recursos Humanos, RH, para ter um perfil bem definido do quadro laboral, bem como para entender as necessidades e dores mais comuns.
Esse setor, inclusive, pode ajudar o gestor a entender quais são as necessidades individuais e coletivas da empresa como um todo, e pensar em estratégias de mudanças e eventos de integração.
Além disso, a integração ajuda em uma comunicação mais efetiva e no alinhamento da empresa, trazendo ações mais específicas, direcionadas e que possam ser replicadas em diferentes equipes – com pequenos ajustes quando necessário.
Mais ainda, ao alinhar departamento pessoal, contabilidade e RH à equipe de marketing interno, diversos aspectos do próprio ambiente podem ser avaliados e melhorados, como é o caso de melhorias em infraestrutura, troca de mesas, equipamentos de proteção individual ou de melhorias na qualidade de vida no trabalho.
Assim, é possível avaliar desde atividades laborais para reduzir riscos à postura e integridades até a instalação de portão residencial preço para facilitar a entrada de carros dentro da empresa.
Para que as ações tenham efetividade, é importante que sua empresa estabeleça metas e prazos dentro de um plano de marketing institucional.
Essa organização é fundamental para que os gestores consigam aplicar as ações dentro do prazo previsto, mensurando resultados e conseguindo integrar suas atividades com a comunicação interna, que visa melhorar os fluxos de informação entre os setores e a alta gestão da empresa.
Melhorar a comunicação entre funcionários, colaboradores e gestores pode ser uma chave importante para o sucesso de sua empresa, por isso, não dá para deixar a comunicação interna de fora dos processos de endomarketing.
Além disso, sua empresa pode ir além e:
- Planejar um canal de comunicação interna;
- Desenvolver palestras motivacionais;
- Promover eventos de capacitação;
- Realizar eventos de coffee break uma vez por mês;
- Promover um happy hour ou uma festa de final de ano;
- Realizar grupos de estudo para a capacitação e treinamento pessoal;
- Realizar uma pesquisa de satisfação entre os colaboradores;
- Ter um sistema de ouvidoria para o público-interno;
- Criar um plano de carreiras, para estimular a perspectiva de crescimento;
- Valorizar, agradecer e reconhecer um bom trabalho realizado.
Essas 10 dicas de ações que podem ser feitas em sua construtora de reforma sala comercial, por exemplo, sem dúvida, podem ser estudadas em detalhe, verificando quais tem maior potencial de resultado dentro do perfil de colaboradores e orçamento disponível de investimento.
Considerações finais
Mesmo que seja um desafio implementar completamente as ações, é preciso ressaltar que muitas campanhas não precisam de alto valor investido, demandando apenas criatividade e dedicação.
Assim, com regularidade e um planejamento bem definido, é possível agregar diversos benefícios e vantagens à marca, contribuindo para que sua empresa tenha uma melhora institucional e consiga obter melhores resultados diante da concorrência.
Por isso, para que o plano de endomarketing funcione de forma correta, é fundamental contar com o apoio de uma equipe de marketing e de comunicação, seja por meio de profissionais do jornalismo ou de relações públicas, e de outros setores administrativos e de gestão, orientando a respeito de como esse planejamento pode ser feito e de todas as diretrizes que precisam ser seguidas para tornar o negócio uma referência de local a se trabalhar.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.