Blog

5 Lições que aprendemos estando 12 anos à frente da área de tecnologia de um portal de notícia

Assumir essa responsabilidade desde sempre foi um desafio, afinal sabemos como um portal de notícias tem intensidade de dados, fluxos de acessos e ainda necessita sempre de uma análise sobre a perspectiva de milhares de internautas.

Vivemos momentos onde a comunicação mudou de forma drástica e o conceito da informação ficou deturpado, então podemos dizer que aprendemos muito de forma geral a lidar com comunicação, dados e sobre tudo analisar a movimentação que a internet, sua velocidade de mudança, vivendo perfeitamente o mundo VUCA, uma sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade).

 

A COMUNICAÇÃO ANTES DA ERA DAS REDES SOCIAIS

Em 2008 as redes sociais não eram populares e nem tinham esse alcance de hoje. O Facebook, que foi fundado em 2004 só iria se popularizar no Brasil em 2011 e nesse sentido os portais de notícias era de fato o único meio de difundir informação.

Até 2011, o portal Alfenas viveu o auge de acessos e isso era um desafio, pois a internet não tinha velocidade e toda a atenção no desenvolvimento era: como ter um portal leve para um carregamento que fosse instantâneo.

Em cada matéria era permitido depoimentos com moderação, que permanece até hoje, e para muitos a maneira de expressar a opinião sobre um determinado assunto e, por isso sempre tinha um alcance alto, e uma recorrência grande de acesso do mesmo usuário uma vez que ele retornava para ver réplica ao seu comentário e ali se estabelecia uma discussão em torno da matéria.

 

TORNANDO UM PORTAL DE NOTÍCIAS ECONOMICAMENTE VIÁVEL

O Portal sempre teve um perfil independente e por isso se manter economicamente viável sempre foi um desafio.

Toda a estratégia era baseada em banners tinha como meta maximizar as visualizações para que o cliente pudesse ter os resultados almejados. E da mesma forma um olhar para o internauta que não estava ali pela publicidade e deseja ver notícias.

E o desafio era, controlar o número de banners para não termos uma poluição visual, e rechear o site de conteúdo.

Na última versão lançada, foi possível ver a satisfação dos internautas e anunciantes quando apresentamos uma proposta de layout limpo evidenciando os conteúdos e tendo banners com volume estritamente restrito.

 

NA ERA DA FAKENEWS, O QUE É VERDADE ESTÁ EM TEXTOS JORNALÍSTICOS 

O domínio das redes sociais fez inúmeros sites pequenos que veiculavam notícias simplesmente sumir, uma vez que na rede social o internauta posta, escreve e abre um canal para discussão.

E exatamente nesse contexto vimos as famosas FakeNews tomar conta e disseminar a informações falsas à um volume muito grande de pessoas.

Hoje, o papel da imprensa está muito alinhado à veracidade do que é apurado e publicado, contando com toda ética dos profissionais envolvidos, entendendo que a informação é fonte de poder, capaz de mudar uma situação, um pensamento, consumo e porque não a história.

 

TECNOLOGIA ESTRUTURADA

Acompanhando toda essa mudança na comunicação, com a tecnologia não foi diferente, o dinamismo exigido pelo próprio formato do site, com publicações diárias, o site sofreu 4 grandes modificações, desde estrutura de dados, layout e ferramentas.

Então após esses 12 anos, compartilhamos aqui os principais aprendizados:

1 – O Digital pode mudar completamente em algum tempo, mas, pode ser instantâneo;

2 –  Novos meios de se comunicar podem surgir a qualquer momento, temos que estar prontos para mudança;

3 – Olhar com o olhar do internauta sempre;

4 – O mundo digital é um lugar incerto e complexo, por isso diariamente tem que ter o dedo no pulso, monitorar e entender as novas tendências;

5 – Só permanece quem está pronto para se adaptar.

 

 

Veja mais