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Saiba o que é Marketing Institucional e qual sua importância

As empresas buscam melhorias para apresentar a marca ao público da melhor forma, e isso pode ser muito bem explorado por meio do Marketing Institucional e todas as estratégias que envolvem esse tipo de planejamento. 

De uma maneira direta, o marketing institucional possui todas as ações e estratégias de divulgação e publicidade que visam fortalecer a imagem de uma marca junto ao público. 

Isso é imprescindível tanto para a área externa, o mercado consumidor, quanto para o público interno, que inclui funcionários diretos, empresas terceirizadas, parceiros comerciais e empresariais, fornecedores e demais colaboradores. 

Logo, a estratégia de marketing institucional não está ligada diretamente a uma expansão de vendas. A ideia principal é comunicar a essência da marca, por que ela existe, a missão, os valores e benefícios para o dinamismo das pessoas. 

Ou seja, o objetivo final é tornar as pessoas mais dispostas a pensar positivamente sobre uma organização, tanto na parte interna quanto na parte externa. 

Em alguns casos, essas ações podem resultar em maior preferência do consumidor ao decidir sobre uma compra, ou na defesa da marca por um funcionário, em situações diversas e que podem ocorrer no dia a dia. 

Modelos de marketing institucional na prática

O marketing institucional tem como objetivo melhorar e reforçar a reputação de uma marca. Os profissionais de marketing são responsáveis pela elaboração de estratégias internas e externas para a manutenção do ambiente corporativo. 

Essas estratégias podem ser encontradas em diferentes modelos de marketing institucional, entre os quais:

  • Employer branding;
  • Endomarketing;
  • Marketing cultural;
  • Marketing social. 

Ações promocionais voltadas para a participação de colaboradores, como datas comemorativas em volta de uma churrasqueira pré moldada e campanhas internas são pontos de vista que favorecem o modelo de negócio, qualquer que seja a finalidade em que a empresa está inserida. 

Employer branding valoriza marketing institucional

A gestão de uma marca deve ser direcionada para que ela seja favorecida em qualquer momento, seja qual situação ela esteja envolvida. 

Quando uma empresa procura por novos funcionários, coloca em prática o employer branding, que pode ser definido como a apresentação de diferenciais e promoção da identidade da marca para um grupo definido de candidatos que podem ser contratados. 

O branding, ou seja, a missão e os valores empresariais, sempre foi uma ferramenta essencial para os profissionais de marketing que buscam conquistar os corações e as mentes dos consumidores. 

Esse fato toma um novo rumo quando passa a fazer parte crucial na fórmula de atração de talentos e mostra que a influência do marketing está inserida no recrutamento de funcionários também. 

Sendo assim, as empresas podem cultivar e orientar a employer branding por meio de mensagens, mas sem poder, de fato, controlar como ela é recebida pelo público. 

Uma marca se resume ao que as outras pessoas pensam e dizem sobre ela. Por isso é preciso influenciar, de maneira positiva, empregando o marketing institucional de todas as formas. 

Endomarketing reforça identificação pessoal

Quando uma campanha publicitária de uma empresa é bem-sucedida, a identificação organizacional dos funcionários aumenta ainda mais. 

Isso porque os funcionários se mostram mais motivados pelas reações dos consumidores, o que evoca os próprios sentimentos de orgulho provocados pela propaganda, e que refletem sobre todo o esforço empregado sobre a rotina de trabalho. 

Dessa forma, o endomarketing pode ser aplicado pela empresa de anéis de segmento automotivo, aproveitando as oportunidades para se comunicar com os funcionários. 

Importante: em todos os níveis, não se pode excluir nenhum colaborador, mesmo aqueles que atuam de forma terceirizada. 

Assim, fica mais fácil reforçar o marketing institucional e fazer repercutir, de maneira positiva, a marca junto ao público interno, com reflexo no público externo. 

Marketing social promove posição de valor

Dentro do marketing institucional, a partir do momento que uma empresa foca parte do esforço publicitário para o setor social, passa a promover uma posição de valor para o negócio empresarial em que está envolvida. 

Isso está intimamente relacionado à compreensão de uma causa social que a marca defende ou deseja anunciar para o público, de uma forma geral. 

É possível encontrar esse tipo de estratégia publicitária voltada para o setor voluntário, como ONGs ou campanhas governamentais, e incluir os funcionários como força motriz de uma causa reconhecida e importante em todas as esferas. 

Marketing cultural pensa fora da caixa

Sair do campo seguro em que a empresa está devidamente estabelecida pode ser uma jogada de marketing institucional, cujo foco está no relacionamento da marca junto a atividades culturais e esportivas em geral. 

As estratégias mais comuns estão voltadas para o patrocínio de diferentes eventos, entre os quais:

  • Eventos esportivos;
  • Festivais de música;
  • Feiras corporativas;
  • Peças teatrais.

Atividades de marketing colaborativo podem ser criadas junto com possíveis calendários, como a criação de um estande interativo para a divulgação da marca, de produtos e serviços.

Além disso, pode ser feita a distribuição de amostras de produtos com chaves codificadas, ações promocionais junto ao público-alvo, e envolvimento de funcionários, como entrega de entradas gratuitas para eventos culturais, esportivos e sociais. 

A importância do marketing institucional 

As empresas que investem em marketing institucional tendem a valorizar a própria organização, com projeções de alicerçar um posicionamento de valor, sustentando o relacionamento entre o público e a marca. 

Frente a diferentes situações macroeconômicas, tendo uma economia amplamente globalizada, todas as estratégias são direcionadas à conversão de vendas, junto a um mercado que tende a se reorganizar continuamente. 

O mercado consumidor espera por promoções e preços competitivos, assim como um posicionamento firme em relação a questões atuais, como sustentabilidade, vulnerabilidade social, participação ativa na produção e aquecimento da economia. 

Tudo isso demonstra que o marketing institucional de uma empresa que realiza conserto de equipamentos hospitalares precisa ser aplicado em todos os formatos, reforçando o endomarketing sempre que possível. 

Com a expansão da internet e, principalmente, das redes sociais, os consumidores passaram a fazer as compras com mais cuidado, levando em consideração a facilidade de acesso às informações. 

Dicas de aplicação de marketing institucional

Como o marketing institucional apenas informa ao público o que a organização está fazendo pela sociedade em termos de educação, saúde, meio ambiente, entre outras pautas importantes, é preciso aplicar de uma forma eficiente e que a informação seja clara e compreensível. 

Por ser uma estratégia que promove a empresa, é preciso a participação de todos os funcionários e colaboradores, utilizando ferramentas que atinjam o público de maneira certeira. 

  1. Mapeie a personalidade de marca

O primeiro passo é transformar a marca em uma persona, descrevendo a personalidade do negócio e, de uma forma que não possa ser inalterada, manter ao máximo as características apresentadas. 

As características de segurança que portas corta fogo apresentam para o mercado podem ser apresentadas em formato de personagem, e ser inserido em materiais diferenciados de propaganda.

Isso deve ocorrer independentemente das modificações do mercado e, portanto, é algo que se mostra definitivo desde o princípio. Essa essência deve ser inabalável.

A identidade de uma marca deve ser sólida e estável, assim como as características que determinam a personalidade de uma pessoa. Além de obter mais confiabilidade, possibilita a identificação pelos próprios funcionários e clientes. 

  1. Identifique o público-alvo

Da mesma forma que a empresa possui uma persona, é preciso desenvolver uma buyer persona, ou seja, o cliente ideal. 

A empresa fabricante de amaciante pode construir o escopo, com descrição de qualidades, características e rituais dos clientes, entre os quais:

  • Idade;
  • Interesses;
  • Localização; 
  • Preocupações;
  • Profissão.

O marketing institucional pode ser desenvolvido de maneira mais fácil ao pensar em um público-alvo definitivo. 

Assim, os métodos de comunicação podem atingir aqueles que realmente se identificam como essa persona.

  1. Incorpore o marketing institucional em campanhas

A estratégia é incorporar ações de marketing institucional em campanhas que já estejam em desenvolvimento. 

Pode ser desafiador para marcas que estão em estágio inicial, ou pouco conhecidas, até poder contar com uma estrutura e material adequado para as campanhas construídas e bem definidas por grandes empresas. 

No entanto, é viável colocar esse passo em prática. Além do envio de newsletters via e-mail, disponibilidade de artigos e textos em blogs corporativos, o marketing institucional também funciona bem com vídeos. 

Apresentar ao público uma proposta visual sobre os serviços prestados por uma empresa, junto com um trabalho de qualidade de cabeamento estruturado publicitários, pode atingir os espectadores em cheio. 

Conclusão

De todas as maneiras, o marketing institucional tem diversas vantagens, como melhorar a imagem de uma empresa, atrair investidores e clientes, e também ajuda na diversificação de produtos. 

Aliás, os investidores motivados com a imagem geral da empresa tendem a acreditar no potencial sobre o mercado consumidor, e reforça o compromisso junto aos colaboradores para a manutenção da eficiência e qualidade no trabalho. 

Apesar de não promover produtos e serviços de forma direta, o marketing institucional promove os valores da empresa de areia para filtro de piscina, a ética e as atividades sociais e culturais, mesmo que o impacto seja algo difícil de se mensurar. 

Ainda assim, é algo que deve ser estabelecido como uma estratégia importante para definir o posicionamento da marca junto aos funcionários e ao público-alvo, refletindo no mercado consumidor e o reforço de autoridade perante a concorrência. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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