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ENTENDA AS DIFERENÇAS DE UM LÍDER E UM CHEFE EM UM AMBIENTE DE TRABALHO

Uma equipe de sucesso tem sempre um líder exponencial que trabalha diariamente pelo bem-estar dos colaboradores e para tomar decisões assertivas sem gerar prejuízos para a companhia.

O assunto gestão de pessoas pode gerar confusões na mente das pessoas a respeito dos cargos de líder e chefe. 

As mudanças no mercado de trabalho tem exigido profissionais com habilidades para motivar e desenvolver a equipe, bem como para guiar o fluxo de trabalho com qualidade e inteligência.

Pensando nisso, as distinções entre líder e chefe podem afetar diretamente as estratégias empresariais. 

Sendo assim, entender as diferenças de cada conceito e relevância desses profissionais são formas de organizar as demandas da empresa que administra condomínio, e de outros setores, com eficiência.

O que é um líder?

O líder tem o papel de identificar aptidões e ajudar no desenvolvimento de competências nas pessoas, auxiliando os profissionais a identificarem e trabalharem suas forças.

Este profissional consegue motivar os seus liderados, passando confiança, inspirando-os, além de oferecer feedbacks e esclarecimentos sobre as atividades de trabalho, e auxiliando na atuação com mais clareza sobre os processos, ajudando-os a enxergar a importância na companhia.

Os líderes exercem um papel importante, pois são como espelhos para os colaboradores, que enxergam nestes profissionais uma pessoa para se inspirar e para orientar sobre os caminhos dentro da instituição, não atuando apenas para delegar tarefas, mas para guiar o fluxo de trabalho de maneira correta.

Este profissional no cargo de liderança pode instigar a criatividade da equipe e incluir todos na tomada de decisões, com impacto direto na produtividade, algo interessante para um bom relacionamento com os funcionários e desenvolvimento de fluxos mais efetivos e dinâmicos.

Nesse sentido, um bom líder tem as seguintes características:

  • Busca os melhores resultados para a sua equipe;
  • Oferece feedbacks aos colaboradores;
  • Tem o respeito da sua equipe;
  • Pacífica e soluciona conflitos internos;
  • Ajuda a criar um ambiente de satisfação e cooperação;
  • Permite que seus conhecimentos sejam compartilhados com facilidade;
  • Motiva e gera inspiração nos funcionários com bons exemplos;
  • Oferece bom diálogo e escuta;
  • Compartilha as vitórias com todos os colaboradores;
  • Admite seus erros e busca corrigi-los.

Estas são apenas algumas características que um bom líder pode ter e, assim, ajudar no dia a dia dos colaboradores, impactando diretamente nos resultados de aluguel de balanças e de outras empresas em diferentes áreas.

O que é um chefe?

O chefe já foi uma figura de muita força nas empresas e, atualmente, vem dando espaço para o conceito de líder, demandando uma nova postura de gerenciamento.

A função do chefe está relacionada a posições de poder e gestão, mas não necessariamente estando próximo a equipe. Por isso, é muito entendido como um posicionamento de cobrar resultados e passar ordens sem participar ativamente da rotina.

Diferentemente do líder, o chefe não tende a trazer abertura para tratativas, ideias, mudanças e colaborações por parte da equipe, concentrando as decisões e estimando/compartilhando os resultados e ações esperadas de cada membro nesse processo.

Assim, geralmente se vê em sua autonomia o poder necessário para tomar conta dos fluxos de trabalho da empresa e principalmente ações de estratégia e tomada de decisão.

A autoridade do chefe pode gerar uma intimidação na equipe de colaboradores, criando um clima que não favorece diálogos. Além disso, o próprio profissional pode criar uma barreira comunicativa.

Deste modo, neste cenário, pode-se afirmar que os liderados apenas obedecem às ordens, já que os chefes costumam considerar sozinhos as ações, mudanças e possíveis fluxos.

As principais características de um chefe são:

  • Postura mais autoritária com a equipe;
  • Foco somente nas tarefas e entrega de resultados;
  • Preocupação se as atividades foram executadas corretamente;
  • Comanda por meio de cobranças;
  • Impõe certa distância frente a equipe.

Estas e outras características dos chefes fazem com que a equipe fique tensa e isso se reflete nos ganhos da empresa. 

Sendo assim, a ideia de transformar os conceitos de chefes e líderes, implementando uma cultura de liderança, tem sido recorrente nas empresas, de modo a alcançar um melhor desempenho e desenvolver seus profissionais.

Diferenças entre líderes e chefes

Um líder estimula as equipes, levando-as a darem sempre o melhor, contribuindo com o desenvolvimento e com a motivação dos colaboradores, identificando os momentos em que é preciso reforçar alguns hábitos ou cuidado, sempre visando o bem-estar e a comunicação.

A satisfação dos funcionários tem impacto direto na produtividade, otimizando os setores e rotinas, inclusive na produção de radiador de cobre e de outros produtos. 

Essa satisfação só acontece quando há preocupação por parte do líder, com diálogo e um ambiente saudável para todos. 

Afinal, o colaborador sente a preocupação e o investimento da empresa/líder, também engajando e produzindo mais, investindo no seu desenvolvimento e do negócio, visto que é possível alinhar as expectativas e objetivos por meio do papel de uma boa liderança.

Já o chefe se apresenta em uma hierarquização maior, podendo impor seus processos e se tornando uma pessoa temida na empresa. 

Os colaboradores geralmente não se sentem muito à vontade para dialogar com o chefe, porque ele está muito mais preocupado com os resultados e não necessariamente com o bem-estar da equipe e o desenvolvimento individual.

Assim, entende-se que os dois cargos têm a função de atuar na gestão de pessoas. São posições de poder diferentes e a principal diferença entre um líder e um chefe é a maneira como eles exercem o seu poder no processo de logística para importação e exportação ou em outros segmentos.

A relevância de líderes de sucesso nos negócios

Conhecer bem as características de cada cargo é importante para fazer uma separação e, assim, entender a importância de ter bons líderes na empresa, desenvolvendo os profissionais de forma contínua e estimulando o autogerenciamento e melhorias aos processos, visto que os líderes dão voz às suas equipes.

As empresas que conseguem fazer a separação entre chefe e líder podem obter muitos ganhos interessantes.

Um ponto positivo evidente é a satisfação dos colaboradores, trabalhando mais, com qualidade e dedicação, algo que ajuda nos resultados da empresa. 

Uma equipe com um bom líder trabalha mais motivada e gera ganhos relevantes para a companhia.

Outro ponto importante de ter uma boa liderança nas empresas são as possibilidades de resolver problemas e criar soluções. 

Um líder que está aberto ao diálogo aumenta as oportunidades de conversar com a equipe e, com isso, estimula novas ideias e opções para solucionar quaisquer gargalos. Já com a presença do chefe, os funcionários podem se sentir limitados, não enxergando as oportunidades que a organização oferece.

Como formar bons líderes?

O desenvolvimento de líderes é um passo importante em empresas de MBA consultoria empresarial, ajudando a aumentar o sucesso do negócio. 

A postura deste profissional tem impacto direto na produtividade da empresa, gerando resultados promissores. Por isso, a cultura do próprio negócio deve estimular a formação e a postura desejada entre as lideranças, criando programas de desenvolvimento.

Durante a jornada de trabalho é muito comum surgirem desafios e, nesta hora, ter um líder preparado faz muita diferença na resolução das questões.

O líder tem o entendimento de que toda ação está sujeita a erros e, por isso, desenvolve planos de ação junto da equipe para evitar que contratempos prejudiquem o trabalho. Além disso, ele atua previamente, desenvolvendo treinamentos e acompanhando o processo junto a equipe. Inclusive, o feedback é ponto importante que faz parte da rotina de um líder.

Um diálogo aberto com os colaboradores, ou seja, conversar sobre o que precisa ser melhorado e o que foi positivo na produtividade também é fundamental para haver uma maior clareza sobre as atividades e melhorar os resultados de forma saudável.

Inclusive, é uma forma da empresa mostrar preocupação com o desenvolvimento, evidenciando que todos juntos podem desenvolver um excelente trabalho, aumentando o número de contratos de serviços de contabilidade preços.

Uma liderança que visa o bem-estar dos funcionários proporciona resultados positivos não só nas vendas, mas em outros aspectos relevantes para o funcionamento da empresa, como:

  • Fortalece a cultura interna;
  • Retém talentos;
  • Ajuda no employer branding;
  • Engaja e integra as equipes;
  • Torna o líder um representante e inspiração para os colaboradores.

A grande diferença entre líderes e chefes se dá pelas atitudes. Com um mercado cada vez mais competitivo, ter negócios que focam nas ações são formas de tornar o ambiente de trabalho da sua empresa mais colaborativo e dinâmico, além de ajudar a conquistar lucros e se consolidar no mercado.

Deste modo, conhecer algumas dicas para formar um bom líder, é o modo de ter diversos ganhos interessantes para a companhia. Para isso, é necessário:

  1. Liderar com coerência

Um gerenciamento baseado na coerência é importante para qualquer empresa, independentemente do segmento, reforçando as falas em atitudes e alinhando os setores e propósitos. 

Sendo assim, o líder precisa agir com imparcialidade, coerência e sempre pensando na ética no ambiente empresarial.

  1. Trazer (e ter) equilíbrio emocional

É preciso ter equilíbrio emocional para conseguir administrar todas as demandas básicas de uma empresa e, assim, tranquilizar todos os colaboradores em momentos difíceis. 

O controle emocional é importante em várias situações que envolvem o cargo de liderança de uma empresa.

  1. Desenvolver o autoconhecimento

A busca pelo autoconhecimento é um fator importante para a carreira de um líder, que também auxilia no desenvolvimento e conhecimento de seus liderados. 

Conhecer as suas limitações, motivações, fraquezas, preferências, prioridades, valores e expectativas são essenciais para desenvolver uma boa liderança e atuar com qualidade, bem como para auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores, identificando aspectos de melhoria e fatores que motivam esse processo.

O autoconhecimento permite reconhecer os seus pontos fortes e fracos, compreendendo como isso pode ajudar a se tornar um bom líder no ambiente de trabalho, seja um consultório de correção de astigmatismo ou uma produtora multinacional.

  1. Ser um bom comunicador

Uma boa comunicação interna faz toda a diferença na produtividade e na relação com os colaboradores, alinhando demandas e expectativas. 

Isto posto, o líder precisa desenvolver uma comunicação eficiente para passar todas as mensagens, estabelecer metas, definir prioridades e garantir que as atividades aconteçam com eficiência.

  1. Delegar com autoridade e responsabilidade

A delegação de tarefas precisa ser feita de modo estratégico, pensando nos colaboradores e nas demandas empresariais, adequando os projetos e os responsáveis por cada atividade, desenvolvendo-as da melhor forma e contribuindo para o crescimento de todos.

Inclusive, essa é uma maneira de promover o crescimento e o amadurecimento dos funcionários em suas funções.

Descentralizar o poder e compartilhar responsabilidades são maneiras de otimizar tempo, aumentar a qualidade das atividades e conseguir vender mais produtos e serviços como fornecedores de brindes corporativos.

Portanto, entender as diferenças entre chefe e líder é crucial para aplicar o conceito mais adequado ao negócio e identificar o perfil que melhor atende às demandas.

Consequentemente, as empresas buscam profissionais preparados para o cargo de gerenciamento, algo que permite excelentes resultados para a companhia, acarretando no aumento de lucros, excelente produtividade e consolidação no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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