A rapidez na execução de projetos nas empresas é algo que deve ser considerado para atender as demandas com qualidade. Uma maneira de manter o fluxo sob controle é colocando em prática o conceito de gestão ágil, que pode ajudar muito na otimização de atividades e um melhor acompanhamento dos processos.
O que é gestão ágil?
A gestão ágil é uma abordagem mais simples para o gerenciamento de projetos.
De modo geral, o projeto é dividido em etapas menores para que todas as tarefas se tornem mais fáceis de serem executadas, mudanças possam ser implementadas sem problemas e, principalmente, de modo que não comprometa a qualidade do trabalho.
O conceito de gestão pode ser implementado em diversos setores de uma empresa, graças às suas características.
Esses aspectos são considerados os pilares da gestão ágil e são eles que permitem um desenvolvimento claro e sustentável do empreendimento. São eles:
- Flexibilidade no escopo do projeto;
- Melhoria contínua;
- Entregas rápidas com excelente qualidade;
- Possibilidade de adaptar mudanças e alto nível de inovação;
- Cooperação entre equipe e cliente somado a feedbacks periódicos;
- Simplicidade e eficiência no que se faz;
- Automação de processos e tarefas consideradas “chatas”;
- Planejamento interativo e que pode ser incrementado;
- Foco em várias atividades simultaneamente;
- Abordagem mais leve.
Estas são as principais características de uma gestão ágil e que podem ajudar no crescimento da empresa, gerando reconhecimento por parte dos clientes em relação à qualidade e excelência, bem como destacando o negócio no mercado.
As metodologias ágeis são estruturadas em ciclos curtos, ou seja, sempre haverá algo para ser entregue durante a jornada de trabalho.
Com um conjunto de funcionalidades pré-determinadas, esta filosofia nas empresas ajuda a melhorar a comunicação, incentiva o trabalho em equipe, auto-organização e melhora o foco na entrega para o cliente que será o foco e agente de grande valor.
Gestão ágil no marketing
O gerenciamento ágil é um conceito que pode ser aplicado ao Marketing, ganhando o nome de Marketing Ágil.
Basicamente, as características da gestão ágil no marketing permitem melhorar as estratégias e garantir que as ações tenham uma abordagem interativa.
Para isso, o planejamento é feito com ciclos mais curtos e as ideias são sempre avaliadas para o marketing ser mais eficiente, produtivo e com entregas bem-sucedidas.
Mas, afinal, tendo essas informações em vista, como ter mais agilidade no marketing?
A agilidade no universo do marketing está relacionada ao oferecimento de soluções para os problemas dos clientes, de forma criativa. Este processo pode acontecer por meio da utilização de dados e análises que facilitam a tomada de decisões.
Apostar em equipes multifuncionais, estruturar os trabalhos e planejamentos colocando sempre o cliente em primeiro lugar são soluções que ajudam no sucesso do negócio e direcionam as estratégias.
Outro ponto importante no planejamento é o tempo, ou seja, planos para o Inbound Marketing que costumam demorar de 6 meses a 1 ano precisam ser repensados, pois um mercado com mudanças constantes exige decisões rápidas e adaptações durante o processo para evitar perda de tempo e dinheiro.
Sendo assim, os feedbacks são essenciais para que os profissionais consigam melhorar as ideias para as estratégias de marketing epossam contribuir para o sucesso do negócio.
Vantagens da gestão ágil
A implementação dos métodos de gestão ágil podem render muitos benefícios interessantes para as empresas, sendo eles:
- Satisfação dos clientes;
- Redução de falhas e problemas;
- Maior engajamento dos colaboradores nas atividades e projetos;
- Qualidade nos produtos e serviços;
- Múltiplas entregas eficientes;
- Aumento no volume de produtividade;
- Sucesso para o negócio.
Com ganhos interessantes e que geram ânimo nos empreendedores, investir em ferramentas que facilitam a gestão ágil é o caminho para um bom trabalho.
Inclusive, existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para o gerenciamento de projetos de forma ágil.
As mais utilizadas são o Kanban e o Scrum, que permitem uma visualização integral dos projetos, melhorando a execução e o desenvolvimento de processos importantes.
Estratégias de Marketing que ajudam na gestão ágil
O planejamento de marketing é algo que passa sempre por mudanças conforme as respostas do público-alvo.
Assim, inserir estratégias que ajudam a fortalecer a marca é muito importante para conseguir bons resultados e se manter competitivo.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito utilizada devido ao seu nível de importância, já que ajuda a identificar os interesses dos consumidores, educar as pessoas através de conteúdos relevantes e que apresentam soluções, entre outros pontos positivos.
Outra estratégia que pode ajudar nos resultados positivos são os investimentos em anúncios pagos.
Este material pode ser criado em plataformas Ads como Google Ads, Twitter Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outras, permitindo um direcionamento mais claro para o público-alvo.
Os anúncios pagos são uma opção de aumentar o tráfego do site, a popularidade da empresa ou marca, além das oportunidades de compras, o que também otimiza os processos de compra e contribui para uma gestão ágil, impactando a tomada de decisão.
Desta forma, a gestão ágil nas empresas é uma maneira de melhorar os projetos e, consequentemente, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes, deixando-os satisfeitos.