Blog

EM 2023 FORTE TENDÊNCIA POR ANÁLISE DE DADOS DEVE CRIAR ABISMO ENTRE FRANQUEADORAS

As franqueadoras têm se preparado todos os dias para acompanhar a velocidade das mudanças neste mercado. Impulsionados pelo pós-pandemia, o mercado de franquia está aquecido e cada vez mais competitivo.

As lideranças, no contexto atual, têm sido mais estratégicas do que nunca, e para o ano de 2023 liderar uma operação em um mercado tão dinâmico, vai exigir mais do que a habilidade de visão holística, proativa e colaborativa; vai exigir a capacidade de analisar dados. Certamente essa competência desenhará um novo cenário, colocando no topo, organizações que estejam orientadas à essa cultura.

Tomar decisões cada vez mais rápidas, atender melhor o cliente, mudar a direção estratégica do negócio; não para por aí a lista de desafios de uma liderança. A verdade é que muitos líderes têm se esforçado bastante, ao tentar analisar altos volumes de dados para tomar decisões, mas os dados nem sempre faz parte da realidade como gostariam. Estudos apontam que 99% das lideranças querem usar dados em tempo real para melhorar sua tomada de decisão, mas somente 16% são capazes.

Franqueadoras com cultura orientada à análise de dados potencializam a vantagem competitiva em seus segmentos e de olho nisso, muitas já têm se munido de ferramentas que colaboram para essa mudança e também auxiliam na analise de grandes volumes de informações.

O gargalo gerado pela informação

É nítido que a informação é transformadora em todos os mercados, porém esta mesma informação chegando sem tratamento, torna-se o motivo de grande ansiedade para gestores, que possuem muito dado e pouca visão.

Algumas franqueadoras delegam à uma pessoa específica a responsabilidade de desenhar dashboards que ligam dados e disponibilizam dados para todas as áreas da empresa.

“Atendendo dezenas de franqueadoras é perceptível um cenário padrão, onde há diversos sistemas rodando simultaneamente com gestão isolada de áreas e setores, isso gera um grande gargalo e faz com que se tornem menos competitivas.” Diz Etiene Rocha, fundadora da plataforma GRPRO que unifica gestão de franqueadoras em todo Brasil.

Como habilitar a agilidade nos negócios

Entregar o dobro de valor/experiência para o cliente na metade do tempo. Esse é o intuito quando falamos de agilidade nos negócios. Afinal, o conceito que pode até parecer romantizado, está aí para ser conhecido e gerar resultados.

Hoje em dia não há como falar de agilidade, experiência do cliente e resultados, sem falar dados. Há centenas de franqueadoras trabalhando de maneiro multifuncionais, mudando a visão de gestão, introduzindo o conceito de agilidade e cultura orientada à dados para garantir que suas organizações estejam posicionadas para o crescimento

Para reduzir este abismo é necessário aproveitar o máximo do uso de dados para impulsionar decisões no timing certo, mantendo-se competitivo em um cenário voláteis e incertos. Certamente um grande ano para centenas de gestores que gostam de estratégia, pois que irão encarar estes desafios e poderão desenhar um trabalho orientado a mudança de cultura corporativa. 

Veja mais