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ENTENDA A RELAÇÃO DO TICKET MÉDIO COM O CONTROLE FINANCEIRO EMPRESARIAL

Os estabelecimentos comerciais precisam utilizar métricas para mensurar o faturamento dentro de um determinado período, e o ticket médio é uma maneira para estipular o gasto dos clientes e a precificação dos produtos e serviços. 

Cada empreendimento pode estipular a métrica como achar melhor, porém é necessário ter um histórico de frequência, para que seja utilizada uma régua para a análise e ter como comparativo. Muitas empresas determinam o período mensal para calcular o ticket médio.

Essa métrica deve ser utilizada para determinar o número de vendas em todo o cenário dentro de um período determinado, conforme o número de clientes, ou mesmo de vendas específicas. 

Fórmula simples para calcular ticket médio

O setor financeiro de uma empresa pode fazer o cálculo do ticket médio, ou mesmo o empresário que acompanha todos os passos da empresa. 

Por se tratar de uma conta matemática simples, é possível determinar quanto o empreendimento recebe, conforme o número de clientes atendidos, sendo especificado pela fórmula TM=VT÷C, sendo:

  • TM – Ticket médio;
  • VT – Total de Vendas;
  • C – Número de clientes;
  • RF- Resultado final.

O total de vendas deve ser considerado o faturamento bruto em dinheiro, dentro do período estipulado para cálculo. Os números de clientes que entram na conta são aqueles ativos, que efetuam o pagamento ao final da compra.

Análise de ticket médio estipula saúde financeira

Não é apenas com o ticket médio que se pode estipular como anda a saúde financeira de um empreendimento comercial. 

Há parâmetros que podem ser adotados para que o comparativo seja mais abrangente, ajudando a mensurar a lucratividade de um empreendimento comercial. 

  1. Benchmark de mercado

As referências sempre são um caminho que devem ser observados, ainda mais para estipular como uma empresa está se posicionando perante o mercado consumidor. 

O benchmark em relação à concorrência é algo que pode estipular qual o caminho a seguir, e o que deve ser evitado. 

Vale ressaltar que as referências devem focar em empreendimentos que estejam no mesmo patamar de atendimento, localização e que seja tratado como concorrência direta, seja uma fábrica de sistema de diluvio ou um magazine que vende móveis e eletrodomésticos residenciais. 

Assim é possível utilizar processos que podem ser utilizados no benchmark para avaliar de forma ponderada, com interpretações coerentes, e obter dados que possam contribuir para se manter em vantagem.

Dessa forma, é possível estabelecer um ticket médio e manter a precificação de produtos e serviços de acordo com o mercado competitivo e consumidor, podendo otimizar pontos referentes ao marketing e nas estratégias para fidelização dos clientes. 

  1. Conjunto de métricas

O investimento voltado para o marketing deve ser um ponto de relevância que precisa ser calculado em paralelo ao ticket médio. 

A aplicação de uma estratégia de inbound marketing, por exemplo, para atrair cada vez mais clientes, pode ser calculada conforme a identificação de métricas como a CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e ROAS (Return On Advertisement Spend), ou retorno a partir de gastos com anúncios. 

Conforme a mensuração dessas métricas são estipuladas mês a mês, é possível identificar quanto foi necessário investir para a atração de clientes, e como isso refletiu como retorno financeiro dentro do período traçado. 

Outra métrica que pode servir como cálculo em relação ao ticket médio se baseia no LTV (Life Time Value). Neste caso, a métrica trata-se do valor do tempo de vida do cliente disponível dentro do relacionamento comprobatório junto ao empreendimento comercial. 

Isso é, se um cliente gasta tempo tomando apenas uma garrafa de água dentro de um restaurante, essa mesa está sendo ocupada e impedindo que outros clientes possam ocupá-la. 

Sendo assim, é melhor estabelecer locais próprios para serviços específicos. Assim, o ticket médio tende a subir, podendo atender dois clientes distintos, com gastos totalmente diferenciados.

  1. Histórico de tickets médios

Quando se trata o ticket médio de forma mensal, é preciso estabelecer um tempo maior para uma análise mais ampla, sendo observada de forma semestral e anual.

Caso seja estável em um período muito longo, ou apresente queda em datas sazonais, é preciso identificar a causa. 

Isso torna a necessidade de aplicação de medidas que envolvem campanha publicitária e marketing para uma divulgação ampla e junto ao público-alvo. 

São medidas que devem ser tomadas para que a empresa ou empreendimento comercial não tenha um impacto financeiro quando surge uma oportunidade para ampliar os negócios, por exemplo.

Mesmo a ampliação de atendimento, instalando novos equipamentos ou até licenciar consultoria ambiental

Como aprimorar o empreendimento e vender mais

Para aumentar o ticket médio, é preciso estabelecer estratégias que possam ser diferenciadas e que entreguem ao consumidor muito mais do que ele espera. 

Por isso, vale a pena seguir as dicas apresentadas abaixo, identificando qual a melhor se encaixa no empreendimento e junto ao público-alvo.

  1. Inclua serviços e produtos complementares

É importante lembrar que há modelos de negócios que envolvem o B2B (Business To Business) e o  B2C (Business To Consumer). 

Cada um deles trata a forma de relacionamento e para quais públicos o empreendimento é voltado. Assim, entende-se que o fornecedor pode vender para um distribuidor ou representante, ou então de forma direta para o consumidor. 

Tanto que uma empresa de revestimento para câmara fria pode atender diferentes fábricas que utilizam os produtos para garantir a proteção dos produtos oferecidos para o mercado consumidor final. 

Sendo assim, é preciso complementar esse material, identificando serviços como entrega direta ao cliente, ou então produtos personalizados e que possam ser aplicados ao modelo de negócios do cliente.

  1. Mantenha um relacionamento próximo ao cliente

O marketing digital é uma ótima estratégia para manter contato direto com o cliente, principalmente quando se trata das redes sociais. 

Quando uma empresa de aluguel de impressoras coloridas oferece acompanhamento contínuo e um atendimento humanizado, pode ter certeza que os clientes terão mais empatia maior pela marca que se preocupa antecipadamente com a saúde do consumidor. 

Isso pode ser proposto a partir de postagens contínuas em uma ou mais redes sociais. 

Nesse caso específico, é necessário conhecer o público-alvo para investir em anúncios que alcancem os leads, ou seja, os potenciais clientes e assim manter o relacionamento próximo.

  1. Fidelização com assinatura ou cartão-presente

No mercado de B2C, o ticket médio pode ser analisado conforme a formalização de parcerias e a distribuição de produtos e serviços para aqueles que trabalham com o consumidor final.

Dessa forma, um açougue que dispõe de uma câmara frigorífica para congelados de carne pode oferecer cartões de fidelização para os clientes, e assim retirar os produtos conforme a assinatura proposta dentro de um plano diversificado. 

As empresas que oferecem benefícios aos funcionários podem distribuir um cartão-presente em períodos específicos, como festas de fim de ano ou como presente pelo aniversário de um colaborador. 

  1. Ofereça promoções e descontos sazonais

As empresas que oferecem promoções e descontos tendem a movimentar não só o estabelecimento comercial, como mexer diretamente com o estoque de produtos disponíveis. 

Uma empresa de kits personalizados para empresas pode oferecer descontos do dia do trabalhador, por exemplo. Essa estratégia pode ser um ponto que aumenta o ticket médio durante um período sazonal, como um final de semana prolongado por causa de um feriado, ou em época de férias. 

São fórmulas que devem ser levadas em consideração nos cálculos sobre o ticket médio e para manter o rendimento em situações que esperasse que caia.

Inclusive, é possível estabelecer uma métrica dentro de um período onde há compensação financeira a longo prazo.

  1. Proponha o cross sell e o up sell

As vendas complementares, ou cross sell, podem ajudar na valorização do ticket médio a partir do momento que um computador é vendido, porém o monitor precisa acompanhar o produto de forma separada. 

Seguindo essa lógica, uma pessoa que pesquisa por ultrassom abdominal cachorro preço, pode se interessar por produtos de pet shop ou, até, vacinas. Assim, uma clina veterinária pode se beneficiar muito dessa estratégia. 

Em relação ao up sell, a mesma venda de computador pode ser melhorada com a oferta de melhorias com a disposição de periféricos que podem ser mais atrativos, ou mesmo no futuro é possível demonstrar serviços que tornem a experiência com o item ainda melhor, como:

  • Impressora com wi-fi;
  • Monitor maior;
  • Mouse ergonômico;
  • Teclado luminoso;
  • Manutenção regular;
  • Aluguel de máquinas e periféricos.

Desse modo, o setor de vendas e marketing deve trabalhar em conjunto para entender o cliente e garantir que ele saia, de todas as formas, satisfeito após a realização da compra. 

Conclusão

A última dica para que o ticket médio tenha uma constância, e alternância para cima, é oferecer mais facilidades de pagamento para os clientes. 

Vale disponibilizar o caixa de pagamento para recebimento em:

  • Cartão de crédito e débito;
  • Dinheiro;
  • Pix;
  • Transferência bancária.

No caso de lojas virtuais, ou pagamentos contínuos, o boleto também é uma forma que deve ser aceita, pois cria um vínculo por um período maior junto ao cliente. 

Esse pode ser um diferencial em relação à concorrência, o que pode indicar ter um ticket médio superior a outros estabelecimentos comerciais em uma mesma região, atendendo o mesmo público-alvo. 

Por fim, é preciso contar com uma gestão financeira apropriada, separando sempre o faturamento bruto do líquido, e separando o orçamento para reposição de matéria-prima e estoque. 

Se for viável, aposte em serviços prestados por um escritório de contabilidade para te ajudar com isso. 

Além disso, o emprego de um software financeiro pode ajudar no gerenciamento das contas internas ou cumprimento das taxas e impostos devidos no tempo correto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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