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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2023: POR ONDE COMEÇAR?

2022 termina é necessário planejar o novo ano que se aproxima. Toda empresa busca resultados efetivos, mas nem todas estão preparadas. Por isso, é necessário ter metas definidas e um plano de ação para alcançá-las. E é nesse momento que o planejamento estratégico deve entrar em cena.

Diversas pesquisas mostram que a falta de planejamento é uma das principais razões que levam as empresas a não chegarem ao resultado esperado.

POR QUE CRIAR UM PLANO DE AÇÃO?

Com o planejamento estratégico, a empresa realiza análises de fatores externos e internos de mercado, pessoas e processos. Para estabelecer objetivos e metas a serem alcançados, deve-se colocar em análise a situação atual da empresa, quais as ferramentas a organização têm para uso e onde ela deseja estar nesse período de tempo.

Apesar de muito se falar em planejamento estratégico, há ainda muitas dúvidas sobre a importância de implantá-lo e sobre as formas de criá-lo. Para esclarecer mais sobre o assunto e te ajudar a organizar as metas do seu negócio para 2023, vamos explicar o que é planejamento estratégico e como e por que adotá-lo na sua empresa.

NA PRÁTICA, O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

O planejamento estratégico é o conjunto de ações e análises que uma empresa utiliza para definir o estabelecimento de metas, o conjunto de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a conquista dos resultados. Em outras palavras, ele serve para criar estratégias direcionadas ao alcance dos resultados almejados.

O DESMEMBRAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento pode ser dividido em três vertentes: planejamento estratégico, tático e operacional:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Nessa parte tem como responsabilidade às decisões tomadas no nível estratégico da empresa, que dizem respeito à organização como um todo. Aqui são tomadas as decisões de maior impacto de um negócio a médio e longo prazo.

PLANEJAMENTO TÁTICO

Nessa vertente, cria-se as metas e projetos a médio prazo, para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Aqui são tomadas as decisões para concretizar as decisões estratégicas relacionadas às diferentes áreas da empresa.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

É de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático e estratégico. Neste nível acontece de fato a execução das decisões.

COMO FAZER O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2023

Crie um planejamento estratégico eficiente com os passos abaixo:

1. ESTUDE SEU PRODUTO OU SERVIÇO

Todo gestor precisa saber do propósito da empresa, mas pensando além, deve conhecer e ter domínio total sobre o produto ou serviço. É necessário conhecer os diferenciais deles, o impacto gerado na vida do cliente, os motivos que levarão as pessoas a consumi-lo. Saiba analisar as vantagens do seu produto, assim, você terá um norte no planejamento e na definição das ações, já que é o seu produto é o carro chefe da empresa.

2. CONHEÇA SUA PERSONA

Defina seu perfil ideal de compra para avaliar se a capacidade dele está sendo explorada ao máximo ou não, identifique o seu segmento de clientes, entenda as dores que eles possuem e tenha domínio do mercado que você irá explorar.

3. TENHA SUA MISSÃO, VISÃO E VALORES BEM DEFINIDOS

A missão, visão e valores da sua organização é a sua estrela guia. Saiba o por que você vende tal produto ou oferece tal serviço, esse é um passo fundamental para conseguir traçar um planejamento e definir metas para 2023.

4. DEFINA QUAIS AS METAS E OBJETIVOS DA SUA EMPRESA

Antes de criar um plano de ação, saiba o que você deseja atingir. Coloque no papel tudo que a empresa deseja alcançar, para depois ver as possibilidades de realizar e ações para que isso se torne real. Trace objetivos desejados que sejam coerentes com a missão da sua empresa.

5. FAÇA UMA MATRIZ DE SWOT EM SEU NEGÓCIO

Saiba quais são suas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. Tenha uma visão ampla e criteriosa do ambiente interno da sua empresa.

Para esta etapa, indicamos a realização da análise SWOT, uma ótima técnica que auxilia na análise interna e externa do seu negócio.

6. DEFINA O PLANO DE AÇÃO

O plano de ação tem por objetivo definir os desdobramentos do planejamento em demandas, processos e projetos. Por meio dele, você deve planejar tudo o que deve ser executado, criar uma metodologia, elaborar um cronograma e indicar os responsáveis para dar andamento a cada etapa.

7. ESTABELEÇA INDICADORES PARA UMA ANÁLISE EFETIVA

Ter dados como norte na definição de estratégias, traz muito mais assertividade e inteligência na tomada de decisões. Além disso, ajudam a identificar os gargalos para que sejam corrigidos rapidamente, bem como as oportunidades, para aproveitá-las da melhor forma possível.

Os indicadores são grandes aliados nessa jornada, pois servem para medir a diferença entre a meta e a situação atual da organização. Eles também possibilitam uma visão geral sobre a carteira de clientes e um olhar mais amplo do negócio, com a análise de desempenho da equipe comercial e de todos os setores da empresa.

A falta de um planejamento pode levar uma empresa a resultados negativos. Mas, é importante ressaltar que para que o planejamento dê certo, é preciso que o gestor seja favorável a mudanças.

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