Blog

SEO: Otimizando o seu site rumo as primeiras posições do Google – Construa sua autoridade Digital

O QUE É SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em uma visão geral, sempre que uma página é criada na internet, o Google e outros buscadores indexam esta página, fazendo com que, quando alguém a procura, ela possa ser encontrada. Porém, como o mundo digital está crescendo exponencialmente, em vista disso, inúmeras páginas estão sendo criadas diariamente e isso aumenta a concorrência.  Então, como fazer com que seu site fique na frente dos concorrentes?

Uma das respostas é:  SEO

SEO significa, em tradução para o português, Otimização para os Motores de Busca. Ele é um conjunto de técnicas que te ajudam a subir seu site para as primeiras posições nas pesquisas. Os buscadores têm critérios complexos para exibir cada site em sua devida posição, pois assim, eles podem entregar a melhor experiência aos seus usuários.

Veja as 5 causas mais comuns que fazem seu site não aparecer no Google

 

O  OBJETIVO DO SEO?

Utilizar o SEO tem como objetivo de mostrar para o Google que podemos entregar a resposta ideal para a pesquisa do usuário. Lembre-se que uma das funcionalidades do Google se baseia na intenção do usuário. Assim, o Google mostrará nas primeiras posições as melhores respostas para as palavras que o usuário digitou.

 

COMO O GOOGLE AVALIA A RELEVÂNCIA PARA RANKEAR AS MELHORES RESPOSTAS?

O SEO é um assunto denso e cheio de camadas. Por isso, há até mesmo uma divisão das técnicas SEO: On-Page e Off-Page.

– O número de Links relevantes;
– A relevância das palavras-chave;
– O tempo que cada pessoa fica na sua página;
– Velocidade de carregamento do Site;
– O Design responsivo para mobile;
– Certificado SSL;
– Qualidade do Conteúdo para a pesquisa realizada.

Aprenda como o SSL influencia na posição do seu site na pesquisa do Google

Quero ter um Site seguro com SSL

 

PRINCIPAIS TÉCNICAS DO SEO ON-PAGE

O SEO On-Page se trata das otimizações feitas na página que é exibida para os visitantes do site. Algumas dessas otimizações realizado internamente na página são:

– Criar um título com a palavra-chave principal;
– Ter imagens com descrições de texto;
– URL com descrição apropriada;
– Usa os subtítulos informativos sobre o conteúdo da página;
– Inserir outros links que podem levar os visitantes para outros conteúdos do seu site

 

SEO OFF-PAGE – CONSTRUINDO AUTORIDADE POR MEIO DE LINKS

As técnicas de SEO Off- Page são estratégias que são aplicadas fora das suas páginas. Seu funcionamento se baseia na construção de relevância e autoridade por meio de Links.

De forma, simplificada, se o site receber links e menções de outros sites, o Google vai entender que o seu conteúdo tem relevância para aquele tópico pesquisado. E se os sites que fizerem essas menções também forem relevantes e confiáveis, melhor vai ser seu rankeamento com o Google. À essa rede de links mencionam e direcionam para o seu site, dá-se o nome de backlinks. Nesse processo, o algoritmo do Google analisa a relação entre os links dos sites.

Essa construção de autoridade por meio de links se chama Link building. Assim, para o Google considerar seu site popular, confiável e com autoridade na sua área, seu site deverá ter links para outras páginas e de outros sites para evidenciar o valor e autoridade para o segmento. A conquista de linkagens relevantes leva tempo, com isso vamos falar dos fatores do SEO mais eficientes para acelerar esse processo, que são:

– Conteúdo;                
– Design Responsivo;
– Velocidade de Carregamento.

Veja como fazer para estar na primeira posição do Google

COMO PRODUZIR CONTEÚDO OTIMIZADO?

Definitivamente, o conteúdo é o que podemos melhorar continuamente no SEO. Usando de maneira correta, você aumenta consideravelmente o alcance e o tráfego do seu site. Um dos principais mecanismos para o funcionamento do SEO é o estudo de palavras-chave. Elas são utilizadas pelo público na hora de encontrar determinada informação nos motores de busca. 

É importante saber os termos mais pesquisados pelo público-alvo para que as empresas entendam que tipos de conteúdo devem produzir e as melhores oportunidades para o nicho de atuação do empreendimento. O algoritmo vai olhar o conjunto de palavras que o usuário utilizou para fazer sua busca e analisar quais são as palavras-chaves que melhor descrevem a pergunta e com isso ele mostrará os resultados que melhor atendem esse critério.

Usando palavras-chave corretamente, o site da sua empresa terá maiores chances de aparecer no Google como o resultado correto para uma pesquisa que está utilizando aquela palavra. O próprio Google dispõe de uma ferramenta excepcional para realizar essa pesquisa de palavras-chave: o Keyword Planner ou em português planejador de palavras-chave. Com o Keyword Planner, é possível saber a média de pesquisas mensais que determinada palavra tem no Google, ver sugestões de palavras semelhantes e combinações de palavras para desenvolver o seu conteúdo.

 

Não deixe de pensar digital, fale com a AdaptWeb 😉

 

Veja mais