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Ticket médio: O que é e como calcular para melhorar seus resultados?

As métricas são empregadas nos mais variados modelos de negócio, e o ticket médio é uma medida que analisa o valor em capital referente às vendas por cliente. 

Para calcular o tamanho do ticket médio é preciso identificar uma média, que pode ser estipulada a partir da soma total de vendas dividida pelo número de clientes. 

Muitas empresas usam os cálculos de ticket médio dentro de análises de vendas e lucratividade, como corretoras e fornecedores de cartões de crédito, especialmente os varejistas. 

Isso porque inclui todos os itens comprados e que estão relacionados às vendas típicas de um comerciante. 

Os investidores usam o ticket médio para entender melhor os negócios de um empreendedor, e assim pode determinar quanto risco representa para a formalização de uma parceria comercial. 

Apesar de ser algo importante, muitos empreendedores têm dificuldade em determinar o tamanho do próprio ticket médio, isso devido à grande variação de valores de vendas, ou porque simplesmente é novo no mundo dos negócios. 

Muitas vezes, para um investidor, ele precisa apenas de uma estimativa sobre o empreendimento, e não de um valor exato para formalizar a sociedade em uma clínica médica que realiza prostatectomia radical em pacientes que precisam desse tipo de intervenção cirúrgica. Ou seja, um valor estimado para entender se é um bom investimento.

De qualquer maneira, é possível encontrar uma maneira rápida de aumentar as vendas no varejo e motivar os clientes atuais a comprarem mais. 

Aumentar o tamanho do ticket médio nos relacionamentos já existentes pode aumentar as vendas e a receita, e geralmente com um custo menor do que adquirir novos clientes. 

Seja por meio de investidores ou de clientes fidelizados, o uso de métricas é um passo crucial para o crescimento de qualquer empreendimento ou estabelecimento comercial. 

Ainda mais para aqueles que estão no início dos negócios, quando ainda não se tem uma base grande de clientes.

Como calcular o ticket médio

Antes de aumentar o tamanho do ticket médio, é preciso saber por onde começar, e isso se trata em estabelecer essa métrica como ponto fundamental de qualquer modelo de negócio. 

Para calcular o ticket médio, é preciso colher os valores dos tickets diários, ou seja as vendas, e quantos tickets uma empresa tem por dia. 

Assim, basta fazer a divisão do total gasto por dia pela quantidade de tíquetes e, assim, é possível determinar o tamanho do ticket médio. 

Uma empresa que vende equipamentos para laboratórios pode calcular as vendas médias de produtos por semana, ou durante diferentes períodos dentro de um ano para entender os padrões de gastos. 

Assim, é possível até mesmo analisar o tamanho do ticket médio por representante comercial, para ver quem são os que apresentam melhor desempenho de vendas. 

Conhecer a venda média de equipamentos pode ajudar a determinar uma meta razoável para um aumento de clientes nas campanhas dos vendedores, por exemplo.

O resultado também pode mostrar à equipe de vendas como eles estão se saindo em relação às metas, e assim incentivar para melhorar os próprios tickets médios e os desempenhos. 

A importância do ticket médio para os negócios

O ticket médio é uma métrica de desempenho de negócios que ajuda as empresas na análise e tendência de vendas. 

É reportado por empresas de varejo, fornecedores de créditos, revendedores e representantes comerciais. 

O termo ticket se refere a uma venda a um cliente, mas não necessariamente envolve a entrega de um papel, como ingressos para espetáculos, ou uma passagem aérea. 

A configuração do tamanho do ticket médio ajuda uma empresa que desenvolve projetos de licenciamento ambiental a entender as tendências de vendas e a lucratividade, de uma forma geral, otimizando os resultados e estratégias. 

No entanto, é preciso estabelecer o que pode ajudar a aumentar o ticket médio. Para isso é possível seguir etapas acionárias, de acordo com o modelo de negócio.

Alternar o mix de produtos para o mercado

Um estabelecimento comercial, conforme as finalidades de negócio que são empregados no mercado consumidor, pode oferecer uma gama mais ampla de produtos ou serviços. 

Quando uma loja de material de construção oferece revestimento 3D para sala, pode aplicar um upsell na venda e oferecer produtos relacionados, como tinta especial, ferramentas para a realização do trabalho, ou até mesmo disponibilizar um profissional para ajudar no projeto. 

O empreendimento pode misturar itens ou complementos sofisticados para aumentar o tamanho geral do ticket médio e valorizar a experiência do consumidor.

Na sequência, é preciso observar o inventário, ou estoque, e determinar a possibilidade de cortar itens com preços mais baixos. 

Se há revestimentos que apresentam valores distintos, pode ser interessante considerar se livrar do produto com valor mais baixo. Isso aumenta o preço de venda, sendo redirecionado para os produtos mais caros.

Vale uma ressalva neste ponto: é preciso verificar, dentro dos dados e das métricas aplicadas, se a versão de menor custo não é o grande gerador de capital no escopo geral da saúde financeira da empresa, ou seja, o “carro-chefe” de vendas.

Oferecer promoção para público cativo

Todo mundo gosta de uma oferta e conseguir um desconto, qualquer que seja o percentual, e todo empreendedor pode incentivar alguns clientes a gastar um pouco mais por meio dessa estratégia, quando bem traçada. 

As promoções sobre um curso design gráfico online podem variar de uma porcentagem total de desconto quando um cliente atinge um determinado valor gasto ao se matricular em uma outra especialidade ou conforme o relacionamento e benefícios agregados. 

O empreendedor pode até mesmo considerar um pequeno presente com compra ou acesso a um evento especial com um valor de gasto específico. 

Para alcançar a excelência nesse tipo de estratégia para alavancar o ticket médio é preciso garantir que, para os clientes, as promoções sejam atrativas e enviadas de maneira correta, nos melhores momentos.

Ou seja, utilizando o marketing digital e todas as ferramentas disponíveis, entre as quais:

  • Blogs corporativos;
  • E-mail marketing;
  • Marketplaces;
  • Redes sociais.

Além disso, é preciso acompanhar adequadamente a jornada dos consumidores para os contatos.

Nesse contexto há softwares que ajudam a enviar um e-mail promocional de forma rápida e eficiente, permitindo acompanhar as informações e preferências dos clientes e, assim, melhorar a estratégia de marketing que ajude a mensurar até mesmo outras métricas. 

A disponibilidade de um programa de fidelidade e recompensar os consumidores quando eles alcançam um valor de gasto ou um número determinado de produtos se torna bastante vantajoso para ambos os envolvidos.

Esses programas podem estimular as vendas de curso nr 10 para profissionais que buscam por especializações na área em que atuam e que podem buscar por outras atualizações, e também incentivam os clientes a gastar mais e com uma frequência maior. 

Agrupar as ofertas em blocos

Uma empresa pode tentar agrupar as ofertas, somando a venda de itens populares de um estabelecimento comercial junto a um produto que não apresentou o mesmo interesse por parte da maioria dos clientes. 

Ao oferecer aos clientes uma oferta em dois ou mais produtos juntos, eles obtêm um pequeno desconto, e o ticket médio tende a aumentar, bem como o valor agregado da experiência para o consumidor (que também sente a vantagem da compra).

Essa estratégia é certa, pois ajuda a empresa a movimentar produtos e aumentar as vendas. Por parte dos clientes, eles economizam algum dinheiro na compra, e reconhecem o local de compra como uma autoridade quando se trata de questões financeiras, econômicas e de valor/experiência.

Oferecer a possibilidade de financiamento

Se um profissional oferece o serviço de desenvolvimento de projetos voltado para o estudo de impacto ambiental para o setor da construção civil ou industrial, é preciso considerar a oferta de opções de financiamento para o pagamento do trabalho. 

O financiamento do cliente pode atingir um público que está buscando por alternativas, ou que está em dúvida sobre o contrato de uma empresa ou um profissional para atendimento exclusivo. 

Para os empreendimentos que atuam no setor do varejo, oferecer um período prolongado para pagar uma compra pode ajudar a convertê-los em compradores, ou incentivá-los a comprar itens mais caros. 

Conclusão

Os números apresentados pelo ticket médio ajudam a entender onde a empresa deve concentrar os esforços para aumentar as receitas e os lucros. 

Os empreendedores podem focar em estratégias que atraiam mais clientes no modelo de negócios B2B (Business To Business) com a venda de sacolas personalizadas para loja de varejo, entre outros estabelecimentos comerciais. 

Também é possível estabelecer estratégias que tomam como ênfase a aquisição de novos clientes, até mesmo com uma campanha de marketing, ou com a aplicação de incentivo a visitas repetidas, com um projeto que inclua um programa de fidelidade. 

O ticket médio pode, ainda, elevar a partir de estratégias que incentivam cada cliente a gastar um pouco mais de dinheiro por visita. 

Isso demanda o treinamento da equipe de vendas para fazer upsell, ou colocar compras por impulso perto do caixa de pagamento.

Existem programas digitais que ajudam os empreendedores a calcular o ticket médio de forma automática. Além disso, permite a comparação do tamanho médio com o mesmo valor para outras empresas locais, ou para empresas semelhantes em diferentes locais. 

As métricas são essenciais para qualquer modelo de negócios que devem ser monitoradas e, assim, garantir que a saúde financeira de uma empresa esteja sempre no caminho certo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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