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VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE ENTREGA CONTÍNUA?

Um dos grandes desafios de uma empresa quando ela se organiza para expandir é manter a agilidade e eficiência de antes. E para que tais gargalos cheguem ao fim, muitos negócios têm traçado a estratégia da entrega contínua, um caminho que mantém o pé no acelerador sem danos.

É uma filosofia que vale para os mais diversos nichos do mercado, descubra tudo sobre a entrega contínua e como ela pode fazer vocês escalar o nível do seu negócio. Vamos lá?

O QUE É ENTREGA CONTÍNUA?

A entrega contínua é uma abordagem da engenharia de software que consiste em engajar as equipes à produzirem mais em menos tempo, garantindo que os serviços cheguem aos clientes mais rápido e com maior frequência.

Nas empresas de TI, essa estratégia reduz diversos custos, o prazo de entrega e o risco de ter gargalos no processo. E assim, como o método ágil, que também se nasceu em empresas de softwares, a entrega contínua irá fazer o mesmo pela sua empresa, desde que aplicado da forma correta.

COMO FUNCIONA A ENTREGA CONTÍNUA?

A entrega contínua se faz nos seguintes pontos: quanto mais tempo se passa antes da entrega de um produto ou serviço, maiores serão os custos do projeto e menor a viabilidade financeira para empresa. No caso da indústria de TI, o dinamismo do mercado exige prioridade de:

  • Softwares em funcionamento, ao invés de realizar documentação abrangente;
  • Participação do cliente durante todo o processo.

A entrega contínua refere-se à implementação de sistemas de gestão que automatizam sua demanda, independente do estágio de vida do projeto. Nesse método, o produto ou serviço é disponibilizado em tempos mais curtos, com menor custo, de maneira mais objetiva sem que se comprometa a qualidade.

De acordo com o texto do portal Gaea Consulting, a entrega contínua pressupões o ambiente de negócios em que os requisitos mudem de forma pertinente. Deste modo, é fundamental que a equipe envolvida seja flexível e muito organizada, além de trabalharem em sintonia.

PRINCIPAIS PONTOS DO MANIFESTO ÁGIL

Não temos dúvidas de que a entrega contínua está alinhada com a metodologia ágil, que visa flexibilizar e reduzir burocracias que tomam muito tempo dos processos empresariais, por isso, retomamos os pilares do manifesto ágil:

  • Software funcionando mais que planilhas e papelada de documentação;
  • Colaboração com o cliente mais que contratos e clausulas engessadas;
  • Se necessário mudar o caminho ao invés de seguir só o plano inicial.

DEIXANDO O MÉTODO TRADICIONAL E INTEGRANDO A GESTÃO ÁGIL

ALINHE E DEFINA AS EXPECTATIVAS DA EQUIPE

Sempre deixe os objetivos de seus processos bem alinhados. Para a entrega contínua funcionar é necessário o engajamento contínuo e total de seus colaboradores, agilidade, aceitar mudanças, ter responsabilidade e entender que o cliente é o centro de todas as decisões é fundamental para começar a integrar a entrega contínua em seu negócio.

ANALISE OS DADOS E IDENTIFIQUE AS OPORTUNIDADES

Sabemos que a partir de insights começa a jornada de trabalho e criação de muitos produtos/serviços, mas para que cada passo dado pela empresa seja assertivo, é importante fazer da análise de dados um fato vital. Busque sentar-se com seu time um dia fixo da semana para ouvir deles como está o processo, siga analisando os relatórios que você tem em mãos e a partir disso, aproveite todas as oportunidades de crescimento e lucros que o mercado te der.

DESENHE EXPERIÊNCIAS E SAIBA PRIORIZAR TAREFAS

Diante de qualquer oportunidade identificada o time deve propor ideias e formas de como chegar ao resultado da mesma. Para cada ideia deve-se traçar um caminho para resolução e definir indicadores de desempenho, assim, priorizando tarefas e ações que levarão a empresa de forma mais rápida a tais oportunidades.

DEFININDO UM PROCESSO

Você e sua equipe já sabem o que deve fazer para chegarem aos resultados esperados, e agora? Vocês vão fazer as tarefas sem organização alguma? É necessário que sua equipe tenha um fluxo de trabalho bem estruturado, para evitar gargalos e esquecimento de ações dentro do processo. Conecte cada ação que leva a entrega da tarefa, deixando claro a responsabilidade de cada um. Conte com a automatização de processos para fazer dessa organização algo fluido e 100% ágil.

SE BASEIE EM FATOS E NÃO EM ACHISMOS

Todo o time deve ter mecanismos de rastreamento efetivos e que evite o máximo de falhas possível para mostrar como está o desempenho do processo de forma breve. O gestor tem o dever de revisar todos os relatórios e resultados diante do processo, tendo consciência do que foi bom e ruim à entrega de tais prestações de serviço.

SER UM BOM LÍDER, FAZ A DIFERENÇA

Com a metodologia de entrega contínua em sua empresa, é importante desenhar todo o caminho desde o início de forma clara. Para garantir o sucesso desse novo processo é importante engajar os colaboradores e motiva-los.

Segundo a pesquisa de Havard Business Review, realizada por Brad Staats (Universidade da Carolina do Norte), Matthias Holweg e David Upton (Universidade de Oxford), avaliaram 204 projetos lean, do banco europeu, iniciados entre 2012 e 2017. Os resultados mostraram, em progressão, que inicialmente a performance dos processos avaliados melhorou 10%, após o primeiro ano esse número subiu para 20% e dois anos depois o resultado subiu para 31%.

Porém, ao analisar mais a fundo os dados, eles perceberam que conquistar bons resultados não é tão simples, já que 21% dos projetos não apresentaram melhorias. Entre os 79% que apresentaram alguma melhora, muitos regrediram: após um ano, 73% estavam apresentando progresso, porém depois de dois anos esse número caiu para 44%.

Dados retirados do blog Runrun.it

Para entendermos o porquê dessa queda, os pesquisadores entrevistaram gestores do banco e especialistas em metodologia lean e ágil para entender o que poderia ser feito para garantir o sucesso da aplicação de uma nova metodologia na empresa e então chegaram as seguintes conclusões:

1 – Foco: Leve suas energias para os fatores que apresentam gargalos e problemas cuja a solução beneficiará os colaboradores;

2 – Engajamento: Atue como guia do seu time, permita que as pequenas conquistas motivem os colaboradores, mostrando o valor de cada uma delas aos mesmos;

3 – Comunicação: Seja claro e direto, sempre! Crie uma rota de processo que esteja alinhada com os objetivos da sua empresa.

Mesmo que a pesquisa foi feita com processo que seguem os métodos lean, é fácil de se fazer uma analogia com a aplicação do método de entrega contínua, levando em consideração que, quando não há uma liderança eficiente, é possível que no primeiro desafio o time perca sua motivação.

“É sempre mais fácil começar algo, seja perder peso, ir para a academia ou para de fumar. Se já é difícil fazer com que essas mudanças individuais se tornem hábitos, transformar mudanças organizacionais em ideias fixas é ainda mais complicado”.

Brad Staats.

A FERRAMENTA QUE EMPURRA VOCÊ PARA MELHORIA CONTÍNUA

Se você viu que a entrega contínua é uma estratégia que irá fazer você escalar o nível da sua empresa, nós temos a solução que irá acabar com todos os seus desafios. O GRPRO Infinite, gestão por resultados, auxilia o seu negócio da na padronização dos processos e engajamento do time de forma simplificada.

Seus diversos e variados recursos geram relatórios completos e de fácil análise, além de garantir uma visão 360 de todas as tarefas, projetos e processos do seu negócio. Nós estamos mudando a cultura de empresas tradicionais, fazendo delas negócios ágeis que escalam seu crescimento disparadamente.

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