Hoje se fala muito em exponencializar ou expandir operações, assim como é falado também sobre governança corporativa, e porque esses dois assuntos se convergem quando levamos o sentido prático e diário das empresas em seus backoffices?
A governança corporativa está baseada em pilares que tem por objetivo resolver conflitos de interesses entre diretoria, colaboradores e clientes. De forma simplificada, governança é maneira de deixar toda operação mais transparente para todos envolvidos e conduzir processos com fidelidade ao que foi proposto no planejamento.
De acordo com Índice Brasileiro de Governança Corporativa (2018), no Brasil, os conflitos se intensificam à medida que a empresa cresce, novas pessoas, diretores, herdeiros ou investidores passam a fazer parte da operação.
Assim, a proposta da governança corporativa é criar um conjunto de mecanismos eficientes que serve para conduzir a operação de forma transparente, monitorando ações e assegurando assim que as práticas executadas estão alinhadas com os interesses da organização.
Muitos empresários quando falam em expansão em suas organizações, focam apenas em vendas, comercial e marketing, porém nesta perspectiva, onde garantir que o processo seja transparente e facilmente replicável, a governança deve caminhar ao lado das iniciativas de expansão.
GOVERNANÇA NA PRÁTICA PARA GARANTIR CRESCIMENTO
Sugiro um diagnóstico para que haja mais clareza quanto aos recursos disponíveis na estrutura da empresa:
Seus setores: Hoje você tem visão de tudo o que cada setor entrega?
Pessoas alocadas: Cada colaborador entende e tem planejado as demandas que são de sua responsabilidade?
Recurso intelectual: Sua empresa conta com ferramentas e pessoas que tem o intuito de somar, levando para a organização pilares da governança?
Diretrizes operacionais: Você conta com metodologias e critérios administrativos que orientam sua operação de forma efetiva?
Todos esses recursos são primordiais dentro de uma organização. Após o diagnóstico, analisar os fluxos e rotinas existentes, ajudará a costurar os recursos existentes às necessidades da sua operação.
Neste momento estará trabalhando fortemente o pilar de Transparência na Governança Corporativa. Porém, ter uma ferramenta que sistematize será o ponto chave para que essa informação não fique retida na alta gestão.
Depois de 16 anos aplicando conceitos práticos, através da plataforma GRPRO, conhecemos os caminhos que conduzem, de forma menos traumática eu diria, a fase que a corporação se prepara para crescer ou se organiza após um crescimento repentino.
O QUE É O GRPRO
GRPRO é a plataforma que vem evoluindo no mercado e tomando um lugar de destaque por conter soluções integradas permitindo que conceitos de governança e compliance sejam praticados por toda a corporação, unificando setores e descentralizando informação tornando assim, ágil os processos internos.
Gestores contemporâneos, que buscam implantar uma cultura de dados e Governança em suas organizações, têm escolhido GRPRO como ferramenta que vai permitir que essa jornada seja construída.
Afinal, crescer exponencialmente é antes de tudo ter mecanismos claros de replicação de rotina em momento de alta demanda de serviço e contratação, garantindo assim que os processos estejam sendo executado com qualidade.